QUAL O PROPÓSITO DA SUA CONSULTORIA AMBIENTAL?

Em momentos de crise é muito comum encontrarmos empresários, principalmente donos de pequenas empresas, empreendimentos e comércios sentindo uma enorme insegurança em relação ao futuro. E na tentativa de driblar estas incertezas acabam se apegando a números e fatos e tentando através deles adivinhar o caminho para conduzir os seus negócios. Nas minhas andanças pelo Brasil ministrando cursos e palestras é este o cenário que eu tenho encontrado da maioria das consultorias ambientais as quais me procuram como mentora.

Este erro é comum, e como já disse não é “privilégio” de poucos.

O primeiro passo para mudar este cenário é entender que:

QUAL O PROPÓSITO DA SUA CONSULTORIA AMBIENTAL

“O papel de um gestor não é o de tentar adivinhar o futuro da sua empresa, mas sim construir o futuro da sua empresa”.

A construção de um futuro sem tropeços e capaz de suportar períodos de crises obrigatoriamente passa pelo entendimento do propósito do seu negócio. Não é o seu produto que irá te manter no mercado ou levar a sua empresa além das demais, mas o propósito que tem por trás dele.

Quando eu pergunto aos empresários e consultores ambientais que eu atendo qual é o seu negócio, as resposta que mais escuto é:

Meu negócio é fazer o licenciamento ambiental de empresas;

Meu negócio é elaborar planos e estudos ambientais;

Me negócio é adequar as empresas ambientalmente…

O que percebemos em comum com as respostas encontradas é a confusão, a mistura que se faz entre propósito e serviços prestados pelas empresas. Mas o propósito é muito mais do que somente descrever o produto ou serviço da empresa, ele deve ir além.

Mas o que vem a ser o propósito? E qual o propósito da sua consultoria ambiental? 

O propósito de uma empresa é a forma com que ela pensa em seus clientes, funcionários, colaboradores e na sociedade como um todo. E como seus produtos beneficiam todos os envolvidos no processo.

Segundo Joey Reiman presidente da agência de publicidade BrightHouse, uma pergunta que pode ser feita para descobrir o propósito de sua empresa é : O que o mundo perderia caso sua empresa deixasse de existir?

Um exemplo claro sobre propósito é o da Alpárgatas, quando ela vende suas sandálias Havaianas, ela não está vendendo sandálias, ela vende a alegria de viver do povo brasileiro e hoje é um sucesso de vendas em todo o mundo.

A grande dificuldade em se definir o propósito de uma empresa é que a maioria dos gestores estão envolvidos com questões operacionais do dia a dia e quando fazem uma pausa para pensar a respeito do assunto acabam confundindo propósito com declarações morais genéricas ou frívolas que se assemelham com slogans de marketing ou proposições amplas sem valor. Um propósito assim se torna vago e vazio e não oferece defesa para se sustentar com o passar do tempo.

A miopia empresarial, a falta de visão à distância ou em longo prazo pode ter um custo bastante alto pois não é possível construir um futuro focado em apagar os incêndios do presente.

Se você se identificou com o assunto acima é de grande importância que você, empresário, dono de uma consultoria ambiental faça agora uma reflexão estratégica para alinhar ou mesmo definir o propósito de sua empresa.

Produto, processo produtivo, clientes, funcionários e mesmo você devem buscar um mesmo benefício para todos.

Você deve começar identificando o que cada uma das partes desejam. Para fazer este exercício lembre-se do exemplo citado acima: quem compra Havaianas não deseja somente uma sandália de dedos, ela deseja alegria de viver!

O propósito é um motivo para se orgulhar, para acreditar que o seu trabalho tem impacto em algum lugar. Ele é um norte e deve ser claro e compartilhado por todos, como um compromisso moral.

Artigo por: Renata Pifer
Consultora, Mentora e Palestrante em Gestão Ambiental e Estratégias Sustentáveis, Executive and Business Coach. Consultora e Analista Comportamental e Trainer.

Quer ler mais sobre Carreira Profissional?