ECONOMIA E INOVAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE

Ao contrário do que muitos empresários imaginavam, investir em sustentabilidade ou na economia sustentável traz grandes benefícios e oportunidades de mercado.

 

“A necessidade traz a inovação”.

“A economia sustentável é uma oportunidade para tirar as empresas da crise”.

Duas frases para você gravar na sua mente e repensar o processo produtivo, produtos e toda a sua empresa.

inovação para sustentabilidade

Ao contrário do que muitos empresários imaginavam, investir em sustentabilidade ou na economia sustentável traz grandes benefícios e oportunidades de mercado. Mas só agora algumas pequenas e médias empresas estão compreendendo que a tecnologia e a inovação desenvolvida com o objetivo da proteção ou da conservação do meio ambiente têm o poder de melhorar o potencial ocioso de recursos e ferramentas, de um jeito que não era possível antes.

“É uma economia com mais reflexão sobre os objetivos dos produtos e serviços. A economia de energia e água já é parte dos processos de produção da humanidade desde o início da revolução industrial”.

Um exemplo são os carros híbridos fabricados atualmente. Hoje, a combinação de dois motores garantem o desempenho e a economia de combustível, além de reduzir a emissão de gases poluentes para atmosfera.

O mundo vive uma transição para um modelo de produção de maior eficiência e a tendência é a inclusão da redução das desigualdades nas atividades produtivas e uma maior preocupação de como a humanidade vai enfrentar os problemas ambientais.

A contribuição da economia verde como solução da crise nas empresas é um grande avanço, não só de recuperação econômica mas não podemos esquecer que a crise ambiental do século 21, já tão discutida, alerta sobre a escassez dos recursos naturais, inconciliável com o atual padrão de vida. No mundo, o Brasil tem a quarta maior população urbana. Estamos atrasados em investimentos. Precisamos pensar em como iremos enfrentar esse crescimento.

O futuro é caminhar para a incorporação, nos produtos, de valores relacionados à preservação ambiental e à inclusão social.

Artigo por: Renata Pifer
Consultora, Mentora e Palestrante em Gestão Ambiental e Estratégias Sustentáveis, Auditora e Perita em Meio Ambiente, Executive and Business Coach. Consultora e Analista Comportamental e Trainer.

Quer ler mais sobre Empreendedorismo Ambiental e Sustentabilidade?